Pensamentos do João Paulo

31/07/2009

Senado da Mãe Joana

Filed under: Política — Tags:, , , , — jpmanaus @ 11:04

Estava ontem voltando do almoço para trabalho, e nesse horário geralmente acabo ouvindo a Crônica do Planalto, no CBN Total.  Está disponível no site da CBN, caso alguém queira ouvir.

Um breve resumo da semana, antes de fazer minhas considerações.  O PSDB resolveu representar o Sarney no Conselho de Ética do Senado. Em represália, o PMDB vai entrar com uma representação contra Artur Neto.  Basicamente ambas pelos mesmos motivos, que incluem funcionários fantasmas, atos secretos e outras condutas duvidosas.

Destaquei a palavra “represália” acima porque achei extremamente triste. Eles não deveriam representar porque houve quebra de decoro? Porque seria o “correto”, do ponto de vista ético (posto que o Conselho é de Ética)? Uma declaração interessante sobre o assunto, do Senador Renan Calheiros, que apesar dos recentes escândalos envolvendo seu nome, é líder do PMDB no Senado: “O PMDB nunca quis representar. Não é característica do partido.  Nós tivemos de agir com reciprocidade”.  Deixa bem claro que a ética é o de menos. Se o Senado fosse sério, Renan teria renunciado o mandato ao invés de renunciar apenas a presidência da Casa.  O Sarney teria renunciado pelo menos o cargo de Presidente no começo dessa novela de atos secretos.  O Artur já estaria respondendo ao Conselho de Ética, desde que falou-se pela primeira vez no caso do funcionário fantasma que estudava na Espanha, do tratamento de saúde da mãe dele que nós pagamos e os U$10.000,00 que ele teria pego emprestado do Agaciel Maia. Aliás, se fosse sério, o próprio Senador faria questão de ir ao Conselho prestar esclarecimentos.

Agora, fica engraçado quando o Sarney e o Lula dizem que a crise pertence ao Senado, como instituição, desligado do nome específico de qualquer Senador.  O Senado, claro, é uma instituição. Porém, isso não lhe confere vontade própria.  A instituição é aquilo que seus membros são. A instituição não é enfraquecida pelas denúncias.  Ela é enfraquecida quando qualquer tentativa de aprofundar as investigações acaba em pizza. Quando a sociedade fica com a percepção de que lá acontecem coisas erradas e ninguém é punido. Bom, talvez o Agaciel seja punido. Mas, e os Senadores?

2 Comentários »

  1. O pior é que a gente sabe destas e de outras palhaçadas há muito tempo.

    Quem não sabe que o Renan é um bandido ?

    Quem não sabia do tratamento da mãe do Arthur ?

    Quem não sabe de muito, muito, muito mais ?

    O Senado sempre esteve em crise, e sempre o esteve pela presença desses vagabundos que nos representam.

    Nada será resolvido, porque a pior coisa, é uma instituição que, na prática, é fiscalizada apenas por si mesma, e onde os membros tem garantias que os tornam não cidadãos, mas teo-cidadãos. É o que acontece, em linhas gerais, com o judiciário e ministério público.

    CjC

    Comentário por jeffersonchase — 07/08/2009 @ 12:06

    • Teo cidadãos. Ótima definição!

      Comentário por jpmanaus — 07/08/2009 @ 23:38


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.