Pensamentos do João Paulo

09/01/2010

Ainda sobre o gás

Filed under: Poder público — Tags: — jpmanaus @ 23:09

Já me acostumei com o buraco na porta e a chapa de madeira.  Mas continuo pensando na questão do gás.  Ainda não descobri qual a vantagem do gás, mas estou achando que a ideia do Amazonino,  de transportar o gás em barcaças, era muito superior.  Não estou falando isso por causa das obras aqui em Manaus.

Bom, vamos analisar um pouco a questão energética nesta terra.  A falta de energia aqui não ocorre por falta de diesel.  Acontece por falta de equipamento nas usinas termoelétricas.  Trocar o combustível de petróleo para gás não vai resolver este problema, comprar mais máquinas vai. Logo o gás não é solução para falta de energia (em Manaus), como tentam vender.  Além disso, conforme comentado no post anterior, logo o linhão de Tucuruí (ou a linha de Guri, mas essa acho menos provável) vai tornar o gás obsoleto aqui.

Acontece que o linhão virá até Manaus, passando por alguns municípios no caminho e só.  A maior parte do interior não será beneficiada.  Aí que a ideia da barcaça fica mais interessante.  O gás poderia usar a via fluvial para sair de Urucu e chegar nas termoelétricas das demais cidades do Amazonas, dando uma utilidade bastante relevante para este combustível.

Agora, muita gente disse na época, e continuaria dizendo hoje, que as barcaças serviriam apenas para o Amazonino fazer  negócios escusos. Bom, também pensei isso.  Mas também nós não podemos culpar uma pessoa só por problemas que acreditamos que irão (iriam) ocorrer.  Hoje entendo que a sociedade dispõe de diversos mecanismos de controle.  Numa negociação entre Governo do Estado e Petrobrás, pelo menos Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e CGU, teriam o papel de fiscalizar e auditar os contratos.  Se ainda assim algo estiver errado, nosso problema é muito maior que o atual Prefeito.

E eu ainda não entendi os outdoors do Eron e da Vanessa comemorando o gás e dizendo “o gás é nosso” e outras abobrinhas.  É muito tosco você ter esses dois se dizendo “Arquitetos do futuro do Amazonas”, fazendo “planejamento estratégico para o Estado”. E me aparecendo com uma porra de um gasoduto inútil.  Uma (possível) sucata de bilhões de reais. Aliás, que projeto tem um partido que se chama Comunista do Brasil? Implantar o Comunismo no Brasil? É uma piada? Se não for isso, então não estava na hora de trocar de nome?

2 Comentários »

  1. “Se ainda assim algo estiver errado, nosso problema é muito maior que o atual Prefeito.”

    Não sou adepto da teoria da conspiração, ou “das”.

    De qualquer forma, sem entender nada do assunto, sem ter nem vontade de pesquisar, sem dúvida Ele faz parte de um problema maior.

    Rapaz, só afunilando o assunto nEsse cara.

    Depois que vi a mágica que Ele fez na justiça eleitoral, percebi que… na verdade percebi que eu não percebo muita coisa.

    J. Chase

    Comentário por jeffersonchase — 01/07/2010 @ 17:53

  2. Claro que não estou afirmando aqui que Ele cometeu algum ilícito. A bem da verdade, a realidade é exatamente o que você disse. Na ocasião do imbróglio na justiça eleitoral, o ministério público teria todos os recursos para provar o que estava afirmando, e vale lembrar que o TSE não fica aqui em Manaus.
    J. Chase

    Comentário por jeffersonchase — 01/07/2010 @ 17:58


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.